Posições de Yoga Para Iniciantes e Como Fazer [Passo-a-Passo]

Yoga é algo que praticamente todos nós já ouvimos pelo menos alguém falar disso.

Uns já praticam, outros dizem nunca irem praticar, a maioria diz que gostaria de começar ou experimentar e é por isso que hoje lhe vamos ensinar como fazer algumas posições de yoga para iniciantes e muito mais…

Antes de tudo, vamos esclarecer algumas dúvidas.

Yoga Para Principiantes e Para Experientes é Diferente?

A resposta é sim e não.

A yoga e o seu conceito são totalmente os mesmos. O objetivo de ligar a sua alma, corpo e mente num só mantém-se, alcançando assim uma paz de espírito muito maior também.

O que muda mais são mesmo as posições que são efetuadas.

Isto acontece porque se você já viu algum video de alguém fazendo Yoga, se calhar aquela pessoa dobrava-se toda a fazia movimentos que você ficava a pensar

“Eu nunca conseguiria fazer aquilo…”

Estou enganado? Acredito que não.

Essas pessoas provavelmente no inicio pensavam o mesmo que você, mas com a continuação de praticar e começando com posições menos exigentes, elas foram aumentando a sua flexibilidade ao ponto de agora já o conseguirem fazer.

Essencialmente, é nisso que existe alguma diferença entre o normal e o Yoga para iniciantes.

Já Experimentei e não Gostei ou Não Sei se isso é Para Mim…

Também é comum alguém dizer que experimentou e não gostou, dando essas pessoas várias razões, tais como:

  • É muito parado;
  • As posições são muito difíceis;
  • Não tenho tempo;

A parte das posições nós já solucionamos, agora o resto é outra questão.

Você tem de se organizar e dedicar literalmente de corpo e alma ao Yoga enquanto estiver a participar para realmente conseguir ficar imerso naquele mundo.

Não só por isso mas também evita o desleixo e o possivel abandono futuro, porque todos temos as nossas vidas atarefadas e por vezes começamos a fazer menos algo até ao ponto de largarmos completamente.

É por isso que deve marcar na sua agenda quando irá praticar o Yoga e durante quanto tempo e comprometer-se que irá fazê-lo e durante o tempo estipulado.

yoga-para-principiantes

Esteja Focado…

Mais uma vez venho reforçar o fato de ter de se focar inteiramente no Yoga enquanto o estiver a praticar.

A música, as velas, o ambiente que muitas vezes se tenta criar nos estúdios de Yoga é mesmo para você conseguir sentir melhor a energia a fluir em si e também como forma de melhorar a sua concentração.

Ao se focar e distrair de todas as coisas que o incomodam no dia-a-dia, você vai conseguir encontrar uma calma interior muito maior.

Grande maioria das pessoas procura o Yoga mesmo como forma de escape para o stress diário e como forma de se conseguirem conectar com elas próprias.

Posições de Yoga Para Iniciantes ( Passo-a-Passo)

Vamos então ver como um iniciante poderá começar a prática deste tipo de terapia.

  1. Comece por arrumar um lugar sossegado, onde possa estar só e sem qualquer distração;
  2. Provavelmente não terá um tapete de Yoga, por isso, arrume um tapete normal ou uma toalha de praia, para conseguir se sentar no chão de forma confortável;
  3. Sim, tem de ser no chão e nunca o faça na cama.

Agora as posições de Yoga…

Faça cada um destes movimentos durante pelo menos 2 minutos cada um.

posicoes-yoga-1

Comece por se sentar de joelhos, esticar os braços para a frente, abrir as mãos e juntar os polegares com o indicador de cada mão.

Faça um movimento calmo e devagar para cima e para baixo dos braços, de forma alternada, mantendo uma respiração regular.

posicoes-yoga-2

Agora ainda com os joelhos no chão, coloque também as mãos no chão mais à frente, ficando em posição de gato, e movimento a sua coluna vertebral, dobrando para cima e para baixo.

Isto irá libertar a sua coluna, começar a dar-lhe alguma flexibilidade e a libertar alguma da sua tensão acumulada.

posicoes-yoga-3

Coloque uma das pernas fletida para a frente e outra esticada para trás, apoiando-se com os braços à frente no chão, numa posição parecido com a de um corredor na largada de partida.

Mantenha esta postura durante uns 2/3 minutos.

posicoes-yoga-4

Agora um pouco mais dificil, mantenha a perna da frente na mesma posição, mas a de trás apoie o joelho no chão.

Depois erga os braços no ar e estique-se um pouco para trás, ficando numa posição semelhante a uma uma lua crescente, como pode ver na imagem acima.

posicoes-yoga-5

Levante-se e com as pernas esticadas, jogue o seu corpo para a frente fique com os braços estendidos para baixo, ficando com os dedos nas mãos a tocar nos pés.

(Se não conseguir, estique o mais que puder enquanto ainda se sentir confortável e com o continuar das vezes já se dobrando mais um pouco).

posicoes-yoga-6

Faça de novo a posição do corredor durante uns minutos e depois finalize com a posição da lua crescente que também já efetuou anteriormente.

Existem mais posições de yoga que um iniciante pode fazer, mas por agora ficamos apenas com estas, sendo já um ótimo inicio para um iniciante.

Mais Posições Para Iniciantes

E então, já ficou a saber um pouco mais sobre como fazer posições de Yoga para iniciantes e o que deve fazer para começar a praticar?

Responda às ultimas perguntas nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

Posições de Yoga Para Iniciantes e Como Fazer [Passo-a-Passo]
5 (100%) 1 vote
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *