Massagem Sueca [O Que é, Movimentos, Benefícios, …]

A massagem sueca é um dos tipos de massagens mais conhecidos pelo público em geral e das que são mais pedidas pelos clientes da maioria dos SPA’s.

Mas antes de tudo, vamos saber um pouco mais sobre a sua origem.

Conteúdos

Origem da Massagem Sueca

Este tipo de massagem foi criado do século XIX, por um esgrimista sueco chamado de Henrik Ling, o qual queria foi experimentando várias técnicas para aplicar nele próprio de forma a melhorar a sua resistência, força, flexibilidade, etc…

Estes ensinamentos foram adquiridos durante os seus anos de viagem, nomeadamente na China, onde aprendeu bastante sobre medicina e a anatomia do corpo humano.

Admirado com os resultados obtidos através das massagens, ele criou um conjunto de técnicas, as quais acabaram por mais tarde se tornar a massagem sueca.

Massagem-Sueca-beneficios

Movimentos da Massagem Sueca

As técnicas utilizadas têm 6 movimentos como base, tendo cada um a sua forma de serem aplicados e razões para serem executados.

Essas técnicas são:

Effleurage – Utilizando a palma das mãos, pontas dos dedos e polegares, é feito um movimento deslizante longo que tem como objetivo interligar e massajar todo o corpo.

Petrissage – Esta técnica é semelhante a “amassar o pão”, sendo feito para libertar os músculos e prepará-los para os movimentos mais fortes e com mais pressão que irão ser feitos mais adiante na massagem.

Fricção – Através de movimentos circulares com as palmas da mão, esta técnica tem como objetivo ir aquecer o corpo através da fricção desses movimentos.

O massagista pode também esfregar uma mão na outra e pousar em cima da pele da pessoa de forma a produzir o mesmo efeito.

Massagem-Sueca-o-que-e

Vibração: os movimentos oscilatórios (para a trás e para a frente na pele) criados com a ajuda da base ou do lado da mão, permitem relaxar os músculos de uma zona específica.

Tapottement-  Estes movimentos de percussão rítmica envolvem pancadas firmes e contínuas no corpo com os lados das mãos ou com as mesmas fechadas em punho.

Esta técnica tem uma função dupla essencial: relaxa e estimula em simultâneo.

Tracção – Esta técnica resume-se ao dobrar e alongar das pernas, braços e, por vezes, cabeça de quem está a ser massajado; é exclusivamente feita no final da massagem quando os músculos estão quentes e relaxados.

Benefícios da Massagem Sueca

Primeiramente o seu criador pensava que esta massagem tinha apenas benefícios em termos musculares, mas mais tarde percebeu que não era apenas esse.

Os reais benefícios da massagem sueca são:

  • Relaxamento dos músculos tensos e doridos;
  • Melhoria da circulação sanguínea;
  • Ajuda a eliminar toxinas;
  • Acelera a recuperação de certas lesões;
  • Melhora a respiração;
  • Tem um efeito de relaxamento físico e mental;

E então, já ficou a saber um pouco mais sobre a massagem sueca, o que é, os seus movimentos e benefícios?

Responda às ultimas perguntas nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

Massagem Sueca [O Que é, Movimentos, Benefícios, …]
5 (100%) 1 vote
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *