A massagem ayurvédica é um dos tipos, se não o mais antigo tipo de massagem existente nos dias de hoje, fazendo ele parte da Medicina Ayurveda, a qual se originou na região da Índia á mais de 5000 anos e na qual 80% da população ainda se baseia.
Vamos lá então perceber um pouco mais sobre o que é a massagem ayurvédica, esta terapia milenar.
Conteúdos
O Que é a Massagem Ayurvédica
Mais uma vez, este é um tipo de massagem que se apoia muito no conceito de energia vital e dos chakras do corpo humano, como a maioria das terapias da Medicina Oriental.
Segundo os puristas, este é um tipo de massagem que tem por base melhorar a respiração da pessoa, a qual por sua vez irá melhorar a circulação do sangue, que por sua vez irá melhorar a sua qualidade de vida e quantidade de energia.
O Que é Feito na Massagem Ayurvédica
Não existe uma técnica geral, sendo feita uma observação e diagnóstico prévio e só depois disso o profissional irá decidir qual técnica aplicar.
A massagem é feita através de toques profundos e vigorosos, os quais poderão por vezes doer, o que será normal, visto estar a “atacar” diretamente a tensão acumulada nos seus músculos.
Esta é uma massagem que utiliza várias partes do corpo, passando pelas mais comuns como as mãos e dedos até aos joelhos, cotovelo e os pés,
Nela são apenas utilizados óleos naturais, como o óleo vegetal e proibido qualquer produto com químicos. O uso dos óleos é para hidratar a pele e dar mais elasticidade à mesma.
Poderão ser também incorporados alguns alongamentos do Yoga na sua massagem.
Cada massagem dura cerca de uma hora e meia e após 5 a 7 sessões você já deve sentir diferenças visíveis no seu corpo, condição física e mental.
Benefícios da Massagem Ayurvédica
Dentro dos problemas que podem ser tratados por este tipo de massagem estão:
- Pessoas que sofrem com dores musculares moderadas
- Enxaqueca
- Problemas na coluna (como má postura)
- Depressões
- Síndrome do pânico
- Estresse
- Ansiedade
A massagem atua em vários sistemas do corpo humano, tais como o sistema linfático, circulatório e energético, dando um sentimento de bem estar geral e rejuvenescendo todo o corpo.
Contra-Indicações
As contra-indicações da massagem ayurvédica são as mesmas que numa massagem normal, sendo que deve confrontar quem lhe fará o tratamento com a sua condição de saúde para que ele veja se você pode ou não fazê-lo.
Consultar o seu médico antes e perguntar-lhe não seria uma má ideia também.
Mas para que saiba, desde que não tenha nenhuma doença grave ou problema na pele, não deve se preocupar com nada.
Outras massagens e terapias orientais:
E então, já ficou a saber um pouco mais sobre a massagem ayurvédica, o que é, os seus benefícios e se tem contra-indicações?
Responda às ultimas perguntas nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.