Fitoterapia [O Que é, Para Diabetes / Depressão / Ansiedade, …]

A fitoterapia é um tipo de terapia que se baseia no benefício que as plantas medicinais poderão ter no seu corpo.

Tenho a certeza que você já disse ou já lhe disseram alguma vez, quando estava com dor de barriga ou gripado por exemplo, para que ir “tomar chá de … que você iria ficar bom”. Estou enganado?

Isso é a fitoterapia, a qual pode ser aplicada a um número imenso de situações.

Vejamos então um pouco melhor o que é a fitoterapia.

O Que é a Fitoterapia?

Como já referimos anteriormente, a fitoterapia utiliza as plantas medicinais de forma a poder servir de complemento ao tratamento de algum problema, e tenha atenção na palavra complemento.

Você deve na mesma fazer o tratamento segundo o que o médico lhe disser e seguindo a medicina tradicional, à qual poderá então juntar as plantas medicinais, o que recomendamos perguntar ao seu médico primeiro.

Estas plantas medicinais podem ter já sido completamente estudadas e tratadas de forma a serem entregues em algum tipo de medicamento ou comprimido, ou podem ser também distribuídas e usadas noutras situações, como chás por exemplo.

fitoterapia-o-que-e

Plantas Medicinais Para Problemas Como Depressão, Ansiedade ou Diabetes

Dando alguns exemplos de plantas (ou frutos) que podem ser utilizados no combate a determinados problemas, iremos mostrar então alguns exemplos:

Depressão e Ansiedade

Para este tipo de problemas onde as maiores causas são o stress e os nervos, uma das coisas que poderá fazer é tomar chá de maracujá.

Irá ver que atuará como um calmante e isso acaba por servir de ajuda nesses dois problemas.

Diabetes

Existem várias plantas que trazem benefícios aos portadores de diabetes, sendo algumas delas:

  • Carambola;
  • Carobinha do campo;
  • Carquej;
  • Centei;
  • Chá das sementes de laranja torradas;
  • Doradinha;
  • Doradinha do campo;

Faça um chá com uma ou duas destas ervas misturadas, bebendo pelo menos meio litro dele por dia dividido pelo dia inteiro.

Semanalmente tente ir mudando as ervas que compõem o chá.

fitoterapia-depressao-ansiedade

Cuidados a Ter Com a Fitoterapia

Apesar de provavelmente você toda a vida ter ouvido algo como “Se é natural, então não pode fazer mal”, saiba que esta afirmação está errada.

Certas plantas podem lhe fazer mal a si ou então ao se misturarem com algum medicamento que você já toma se tornarem tóxicas ou cortar o efeito do medicamento.

É importante que você se dirija junto do seu médico ou de um fitoterapeuta e lhe pergunte se não tem problema você tomar isto ou aquilo.

Dessa forma irá ter praticamente certeza que não está a fazer nada de mal, apenas bem.

E então, já ficou a saber um pouco mais sobre fitoterapia, as plantas medicinais que ajudam na depressão, ansiedade ou diabetes e também os cuidados que deve ter?

Responda às ultimas perguntas nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

Fitoterapia [O Que é, Para Diabetes / Depressão / Ansiedade, …]
5 (100%) 1 vote
Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *