MisticaWeb

Tudo Sobre Acupuntura [O que é, Para Que Serve, Preço, …]

A acupuntura é um tratamento oriental, fazendo ele parte da medicina tradicional chinesa, baseia-se muito na utilização de agulhas, as quais têm como objetivo libertar a energia o sangue dos pontos de tensões do seu corpo.

Para Que Serve a Acupuntura

É utilizada muitas vezes para o tratamento da dor mas saiba que não esse o único benefício que é dito ter, sendo apenas mais um deles.

Este tratamento tem influência positiva no seu sistema músculo-esquelético, respiratório, neurológico e digestivo, tendo também benefícios a nível de ansiedade e stress, os principais motivos de depressão.

Atualmente a Organização Mundial de Saúde tem listadas mais de 40 doenças que são beneficiadas pela prática da acupuntura e onde ela é indicada como um dos tratamentos.

Mas apesar disso, a medicina tradicional chinesa alega que a acupuntura pode tratar mais de 300 doenças, sendo algumas delas:

  • Rinite,
  • Resfriado,
  • Faringite,
  • Amigdalite aguda,
  • Zumbido,
  • Dor no peito,
  • Palpitações,
  • Enfizema,
  • Bronquite crônica,
  • Asma brônquica,
  • Alterações menstruais,
  • Cólica menstrual,
  • Lombalgia durante a gravidez,
  • Ansiedade,
  • Depressão

Como dissemos, muitas doenças que têm como origem os sistemas acima mencionados.

aupuntura-beneficios

A Acupuntura Dói?

Esta é uma das perguntas mais frequentes por quem nunca experimentou e é compreensivel, visto que a única coisa que vêem e normalmente sabem é que lhe irão ser espetadas agulhas.

A resposta a esta pergunta é que na maioria dos casos, o tratamento é totalmente indolor.

Agulhas de Acupuntura

As agulhas de acupuntura são bastante finas, sendo até 10x mais finas que as agulhas de injeções e a sua extremidade é arredondada e não cortante.

Leia Mais >  Tudo Sobre Naturopatia [O Que É, Tratamentos, Curso, ...]

São essas as suas propriedades que fazem com que o processo não cause dor.

No entanto você pode experienciar algumas dores leves na incisão, sendo parecidas com um pequeno choque. Não é uma dor, é mais uma impressão ou reflexo muscular.

As reações do seu corpo podem variar bastante tendo pessoas que dizem que se sentem muito mais calmas, que ficam com vontade de urinar, que ficam com sono, …

Tem Efeitos Secundários?

Existe a possibilidade de efeitos secundários mas por ser um procedimento intrusivo mas essa probabilidade é bastante baixa.

Para você ter uma ideia, segundo alguns estudos, a probabilidade de experienciar efeitos secundários é de pelo menos cerca de 5x menor que com algum tipo de medicamento.

Tem Contra-Indicações?

Regra geral, toda a gente pode fazer acupuntura, tendo apenas de ter especial atenção as pessoas que tiverem algum problema de pele na zona onde serão espetadas as agulhas.

Quem irá lhe fazer o tratamento deverá ser um profissional competente que sabe o que está a fazer e com um conhecimento alargado, de forma a saber exatamente o que perguntar e analisar e ver se existe a mínima probabilidade de não poder fazer o tratamento.

mapa-pontos-acupuntura

Número de Sessões e Preço

O número de sessões irá variar bastante, dependendo do seu problema e estado. Como normalmente quem recorre à acupuntura são pessoas mais idosas e esta é a sua última opção, acaba por demorar mais e serem preciso mais sessões.

Em média, entre 5 a 10 sessões serão as suficientes.

O preço de uma sessão irá provavelmente rondar entre os 40 R$ a 250 R$, dependendo muito do profissional e da região.

Apenas se certifique que é um profissional competente e se conseguir o feedback de outras pessoas que já foram tratadas por ele, melhor ainda.

Leia Mais >  Massagem Tailandesa [O Que é, Movimentos, Benefícios, ...]

Tenho medo de agulhas, a acupuntura é só com elas?

Não, existem outras variantes da acupuntura que provavelmente o profissional poderá também dominar o seu uso e servirem como alternativa ás agulhas.

Um exemplo de uma dessas alternativas são as ventosas, que são copos aquecidos.

Outros tipos de massagens e terapias alternativas são:

E então, já ficou a saber um pouco mais sobre acupuntura, o que é, para que serve e o seu preço?

Responda às ultimas perguntas nos comentários junto com alguma dúvida ou sugestão com que tenha ficado após ler este artigo.

Add comment